Colunas - Amamentação

16/05/2016

MASTITE PUERPERAL - O que é? o que fazer para evitar?

MASTITE PUERPERAL - O que é? o que fazer para evitar?

Publicado por Priscila Kotzent

imagem www.doulaconsultoria.wordpress.com

 

O que é?

Muito conhecida pelas mamães que amamentam, A MASTITE é uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acumulo de leite e que pode facilmente ser previnida.

Geralmente a mastite ocorre logo nos primeiros meses do pós parto quando o volume de leite é maior do que a demanda do bebê. 

 

Havendo rachaduras causadas pela pega incorreta, aumenta ainda mais a probabilidade de infecção. Em seu estado mais severo, a mastite pode causar “empedramento” das mamas, dor, febre e até calafrios, sendo então, indicado o tratamento com antibióticos.

 

Como evitar?

O modo mais eficaz para evitar a mastite é: AMAMENTAR EM LIVRE DEMANDA, ou seja, amamentar seu bebê livremente e deixar o bebê esvaziar bem cada uma das mama.  

O acúmulo de leite nos ductos mamários, além de causar a mastite, também atrapalha seu bebê na hora de amamentar. O mais indicado é massagear a mama e retirar um pouco do excesso de leite manualmente para que os ductos sejam liberados.

 

Sobre os banhos quentes, há controvérsias. Muito sites dizem que o banho ajuda na saída do leite, porém, alguns relatos de mamães reais dizem que o banho quente estimula a produção de leite deixando a mama cheia, causando ainda desconforto. 

 

Outra boa dica é: DOAR o excesso do seu leite! Retirar, armazenar e doar o leite materno, além de aliviar as mamas da quantidade de leite, também ajuda prematuros que estão internados nas UTINS e não podem amamentar em suas mães. (CLIQUE AQUI) e localize o banco de leite mais perto de você. 

 

Caso você não consiga resolver o problema dando de mamar em livre demanda, fazendo massagens e retirando o excesso, procure imediatamente um banco de leite, ou um hospital para te auxiliar.

 

Espero que tenham gostado mamães! Grande beijos

 

Priscila Kotzent

@mundomommy

http://www.mundomommy.com.br

Busca
Newsletter