Colunas - Amamentação

08/01/2017

25a Semana Mundial da Amamentação - SMAM 2017 - Texto oficial WABA

 Texto oficial SMAM 2017 

 

O ano de 2016 foi emocionante para a WABA. Comemoramos o nosso aniversário de prata, marcando 25 anos de trabalho para proteger, promover e apoiar a amamentação. A ocasião também nos deu a oportunidade de refletir que, apesar do aumento das evidências, da advocacia e melhoria das políticas de saúde quanto a amamentação, muitos desavios ainda permanecem 

 

No mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente até seis meses de idade. A meta global até 2025 é que pelo menos 50% dos lactentes sejam amamentados. Isso exige uma vasta combinação de esforços que vai além da amamentação, em vários outros níveis como a equidade de gênero, direitos trabalhistas, nutrição e saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico. O desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado se não trabalharmos juntos.  

 

No ano passado a WABA também iniciou a jornada de 15 anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - um plano para o compromisso global visando o desenvolvimento equitativo. A Semana Mundial da Amamentação 2016 (#SMAM 2016) teve como objetivo mostrar e compartilhar a ligação entre a amamentação e cada um dos ODS.  

 

O 25o ano da Semana Mundial da Amamentação em 2017 é sobre trabalhar juntos para o bem comum.  

A #SMAM 2017 chamará os defensores e ativistas, os tomadores de decisão e aqueles que comemoram a SMAM para criar novas e propositadas parcerias em qualquer nível que operam. Juntos devemos atrair o apoio político, a atenção da mídia, a participação dos jovens e aumentar o número de pessoas que comemoram e apoiam a SMAM.  

 

Começamos com esses esforços em 2016 ao organizar o Fórum Global de Parceiros da WABA em Penang na Malásia. O Fórum comemorou algumas das nossas principais realizações, foi partilhado o que aprendemos, mas o mais importante, reuniu muitos amigos antigos e novos, que trabalham para proteger, promover e apoiar a amamentação. Para progredirmos, precisamos de alianças desde o nível local ao global. Vamos, este ano, construir esses caminhos duradouros.  

  

"Vamos trabalhar juntos para identificar o que funciona, e superar os desafios. Ao vincular  

a Semana Mundial da Amamentação com os  

ODS, nós todos podemos trabalhar em metas ambiciosas que tem efeitos práticos em todos os  

níveis. Só podemos alcançar isso através de  

parcerias sustentáveis. Vamos nos unir para  

fazer campanha por uma geração!  

Dra. Amal Omer-Salim, Vice Diretora Executiva da WABA 

 

WABA SMAM2017 Sustaining Breastfeeding – Together! 

Busca
Newsletter